noticias


22/01/2018 - 25 dicas para ser um profissional de sucesso
 
Quando as pessoas são questionadas sobre seus sonhos ou objetivos de vida, normalmente o sucesso profissional está entre eles. É completamente natural, e muito positiva a vontade de crescer dentro da própria carreira, conquistando novas oportunidades, promoções, ou mesmo se recolocando no mercado de trabalho caso tenha ficado fora dele por algum motivo.
 
O desejo de se tornar um profissional de sucesso é presente tanto em quem está começando uma carreira, nos jovens que estão iniciando a faculdade, por exemplo, quanto em quem já tem experiência, mas mesmo assim quer melhorar. O trabalho é dinâmico, portanto, sentir-se estagnado por muito tempo e sem vontade de evoluir não é algo positivo. Bom mesmo é reconhecer o próprio potencial e esperar sempre mais.
 
No entanto, para alcançar o sucesso profissional, além de vontade, é preciso ter muita atitude! Confira a seguir uma lista com muitas dicas para quem quer ser um profissional de sucesso e comece a colocá-las em prática agora mesmo. Quanto antes você der início ao seu planejamento de carreira e a uma caminhada consciente em busca dos seus objetivos, antes irá também alcançá-los.
 
1. Planejamento de carreira
E a primeira dica é justamente essa! Provavelmente você já ouviu falar que para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve, não é mesmo? Esse ditado popular é muito válido na carreira profissional, afinal, primeiramente é preciso ter uma meta, para então definir os passos para alcançá-lo.
 
O que você planeja para a sua carreira? A qual cargo pretende chegar? Que tipo de função deseja executar? Pensa em abrir a sua própria empresa ou trabalhar para uma entidade específica? Ser um profissional concursado está entre seus planos? Em quanto tempo você gostaria de chegar ao ápice? Vale à pena colocar no papel, literalmente, o seu planejamento de carreira para visualizá-lo com mais propriedade. Ter esse início bem definido irá fazer toda a diferença.
 
2. Tenha proatividade sempre
Se você não está trabalhando, não pense que a oportunidade vai bater na sua porta: entregue currículos, converse com pessoas que possam ajudar, entre em contato diretamente com as empresas quando for possível colocando-se à disposição. Quantas histórias de sucesso não começaram com uma boa dose de insistência? Quantas entrevistas laborais já não foram marcadas depois do candidato enviar currículos exaustivamente?
 
Para quem trabalha, a proatividade também é essencial: jamais espere que alguém lhe peça para fazer algo. Se você sabe o que precisa ser feito e se isso está na sua alçada, faça! Mostre interesse e, principalmente, que você está ciente do que acontece na empresa e de quais são as necessidades. Isso faz com que você se torne um profissional mais necessário.
 
3. Não tenha medo de assumir novas responsabilidades
Muitas vezes, seu chefe pode lhe oferecer uma oportunidade de mostrar o seu talento, mas, para isso, terá que executar ações mais complexas e de mais responsabilidade. Aceitar esse tipo de proposta e honrá-la é um grande sinal de maturidade, essencial para o profissional de sucesso.
 
E é claro: quando se sentir preparado, você mesmo pode chamar a responsabilidade para si e dizer para seus patrões que você pode cuidar de determinadas tarefas, pedir um voto de confiança. Lembre-se: sair da zona de conforto é indispensável para alcançar o sucesso profissional.
 
4. Humildade
As pessoas que ocupam cargos acima do seu na empresa possuem mais conhecimento e experiência, por isso já chegaram lá. Ao invés de bajulá-las ou de criar algum tipo de intriga, seja humilde e aprenda com elas. Ensinamentos vindos de quem vive o trabalho na prática sempre são muito bem-vindos.
 
5. Atualize-se sempre
Nunca ache que você já sabe de tudo, pois independente da sua área, sempre há novidades, novos conceitos, métodos e procedimentos. É importante permanecer atento e atualizado a isso. Por mais que você já tenha uma formação, participe de cursos, palestras e workshops na sua área quando for possível. E mais importante: leve esses conhecimentos para dentro da empresa.
 
6. Seja positivo
Empresa não é o lugar para despejar o seu mau-humor ou o pensamento de que tudo vai dar errado. Seja realista, mas mantenha uma postura positiva, adequada para quem realmente acredita no próprio trabalho e na própria capacidade de fazer acontecer!
 
7. Seja sociável
 
Algo que conta muito é a forma como o colaborador se comporta. Não seja hostil com os colegas, jamais tente “puxar” o tapete de alguém para se promover. Foque no seu planejamento de carreira para crescer. Seja agradável com todos, independente da hierarquia, ajude quando for possível e peça auxílio quando sentir necessidade. Lembre-se: para os gestores, é cada vez mais importante que o funcionário saiba trabalhar em equipe. Procure desenvolver essa habilidade.
 
8. Não fale demais
Ser sociável não significa expor a sua vida íntima e pessoal para os colegas de trabalho. Mantenha uma postura cordial, mas sem a pretensão de fazer amizades com todos, porque isso dificilmente acontece e pode até prejudicar a produtividade.
 
9. Organização é fundamental
Não importa se você tem uma sala inteira ou uma mesa em um escritório coletivo: mantenha tudo organizado, papéis em seus devidos lugares, de forma prática e funcional. Mesas bagunçadas nas quais nem o próprio dono consegue se encontrar sempre dão uma péssima impressão para qualquer um. Além de causar uma boa impressão, a organização ajuda a otimizar o seu tempo e tornar o expediente mais produtivo!
 
10. Aceite críticas
Para ser um profissional de sucesso, você precisa estar melhorando sempre e as críticas fazem parte desse processo. É com elas que você consegue identificar quais pontos ainda precisam ser aprimorados, portanto, esteja sempre com a mente aberta para recebê-las! Se possível peça dicas para a pessoa que fizer a crítica, ela pode já ter passado pela mesma questão e conseguido melhorar!
 
11. Peça um feedback
Isso não é algo para ser feito todos os dias, mas esporadicamente peça umfeedback ao seu superior do trabalho que você vem realizando. Nem todos os gestores fazem isso de forma rotineira, mas é algo bem importante para o sucesso profissional. Muitas vezes, existem métodos mais eficientes para realizar determinadas atividades, é sempre bom saber.
 
12. Seja comprometido
De nada adianta ter um excelente planejamento de carreira se não houver comprometimento. Chegue no horário, não falte quando não houver necessidade, não permita que redes sociais ou conversas paralelas no horário do expediente atrapalhem a sua produtividade. Tenha foco! Naquelas horas do dia em que você está no trabalho, o mais importante é isso. O sucesso profissional é fruto da dedicação, nunca se esqueça.
 
13. Tenha consciência do seu valor
A soberba é um grande defeito, mas não ter noção do próprio valor também é um erro. Não tenha medo de reconhecer as suas qualidades e os diferenciais que lhe tornam um colaborador único. Isso não significa sair se gabando aos quatro ventos, mas sim argumentar quando estiver em condições de trabalho inapropriadas, como um salário muito inferior ao que você faz, por exemplo. O profissional de sucesso sabe o quanto vale!
 
14. Mantenha distância de tudo que possa lhe prejudicar
Pessoas descomprometidas que passam o tempo todo conversando sobre assuntos que não estão relacionados ao trabalho, gente maldosa, que faz intriga, que diminui os colegas, tudo isso não vai lhe trazer coisas boas, portanto, afaste-se. Procure se cercar de influências positivas, que tenham algo bacana para agregar.
 
15. Liberte a sua criatividade
Não tenha medo de sugerir novas perspectivas e novas formas de trabalhar. É claro que você não pode implantar nada sem ser autorizado a isso, mas compartilhe as suas ideias, faça sugestões, mesmo que nem sempre elas sejam acatadas, não tem problema nenhum! Ser criativo é um grande diferencial, mostrar que é um profissional que não se limita e que sabe pensar “fora da caixinha”.
 
16. Seja ousado
Visualize a seguinte situação: você está com um emprego estável, ganha o suficiente, mas não vê oportunidades de crescimento. De repente, outra empresa entra em contato com você, oferece um salário inicial um pouco melhor, mas lhe mostra que lá você irá fazer tudo aquilo que sempre sonhou e terá mais perspectivas. Talvez, o melhor seja arriscar! Mais uma vez é a história de sair da zona de conforto para buscar o que se almeja.
 
Outro caso é quem sempre sonhou em empreender, também está em um emprego estável, e acaba visualizando a oportunidade perfeita para começar o próprio negócio. Nunca há como ter certeza de que uma decisão é certa ou errada, porque não se pode prever o futuro.No entanto, ter coragem e arriscar pode mudar a sua trajetória para sempre e fazer de você o profissional de sucesso que sempre se imaginou.
 
17. Seja grato
Enquanto você constrói a sua caminhada bem-sucedida, sempre procure se lembrar de todos aqueles que lhe ajudaram e retribuir a eles. O universo reflete as suas atitudes, pode reparar: pessoas gratas, que têm consideração pelo outro, sempre parecem conquistar muito mais e isso realmente acontece. Agradeça, faça o bem e tenha a certeza de que receberá tudo isso de volta.
 
Uma das piores coisas que podem acontecer a um profissional de sucesso é se tornar arrogante. Não esquecer as origens ajuda a evitar esse mal.
 
18. Saiba a hora de parar
Dedicação, comprometimento, empenho, tudo isso é essencial, mas tão importante quanto esses elementos, é tirar um dia por semana para descansar, fazer algo que lhe dê prazer, passar tempo com as pessoas queridas. Há muitos casos de gente que atinge o sucesso profissional e se arrepende de ter aberto mão da vida pessoal para isso. Saiba equilibrar os dois lados da balança.
 
Além disso, desacelerar de vez em quando ajuda até a melhorar a produtividade.
 
19. Esteja disposto a se sacrificar
Ninguém começa a carreira ocupando o melhor cargo, você vai ganhar menos do que esperava, talvez não tenha condições de ir para o trabalho no conforto de um carro ou de almoçar nos melhores restaurantes todos os dias. Mas saiba que todas as pessoas que conquistam algo, antes, abrem mão de muitas comodidades em nome dos seus sonhos.
 
Não sinta pena de si mesmo e não pense que você é o único a fazer sacrifícios. Entenda que isso é uma parte natural do processo e que esses momentos mais difíceis são fases, que vão passar e dar lugar a dias melhores.
 
20. Invista na sua inteligência emocional
Procure formas de alcançar o equilíbrio espiritual e emocional. Pode parecer algo inútil, mas são coisas que vão fazer de você um ser humano melhor e mais bem preparado para lidar com os altos e baixos inerentes a qualquer trajetória profissional. Ter controle das emoções e uma espiritualidade sólida é algo que ajuda as pessoas a se manterem firmes.
 
21. Assuma as rédeas
Você é o único responsável pelo seu sucesso profissional, portanto, não atribua essa missão a mais ninguém.
 
22. Não desista
Críticas severas, demissões, falência da empresa, tudo isso faz parte dos altos e baixos da vida profissional. Diante de uma situação como essa, é normal se chatear, mas não permita que esse sentimento de frustração lhe domine. Sofra o necessário, e depois, é o que diz o ditado: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
 
23. Tenha um mentor
Pode ser um colega, seu chefe ou até alguém fora da empresa, mas que seja uma pessoa experiente, com quem você se dê bem e que esteja disposta a lheaconselhar, dar dicas de como melhorar e ouvir seus receios. Uma pessoa de confiança, que esteja sempre ao seu lado, como se fosse um porto seguro. Isso ajuda bastante também.
 
24. Seja autocrítico
A melhor crítica é a que fazemos de nós mesmos. Portanto, tente olhar para si com uma perspectiva o mais objetiva possível. Periodicamente, levante seus pontos positivos e negativos como profissional e pense em como melhorar.
 
25. Mas o que é sucesso profissional?
Talvez ser um profissional de sucesso seja apenas ser feliz no que faz, ou pode ser ter um salário alto. Saiba qual é o seu sucesso e foque nele. A ideia de sucesso não é a mesma para todos, não permita que ela lhe seja imposta.


Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH BANCOS
contato@rhbancos.com.br (11)2384-1033, (11)3777-3949
RH BANCOS - todos os direitos reservados | Desenvolvimento